Produtividade / Viver

Trabalhar em Casa: 10 Dicas para Maximizar sua Produtividade

Trabalhar em casa, quem vive neste modelo de trabalho sabe que manter o foco é a parte mais difícil. Quando chega o momento de iniciar um longo dia de trabalho, logo surge uma inesperada motivação para dobrar aquela pilha de roupas ou preparar o almoço familiar de domingo. Estamos sendo um pouco dramáticos, mas ao final do dia, fica sempre a sensação que você não conseguiu fazer praticamente nada.

Para ajudar a manter o foco e a produtividade, reunimos essas 10 dicas para trabalhar de casa que podem ser facilmente implementadas:

01. Siga uma programação

Quando você se imagina trabalhando em casa, é mais ou menos assim: acordar às 11, levantar para fazer um café, pegar o laptop para trabalhar da cama e fingir que está sendo produtivo até umas 3 da tarde, mesmo que ainda esteja de pijama.

Por mais glamurosa que essa rotina possa parecer, a gente sabe que a conta nunca vai fechar – ainda mais se você estiver trabalhando em um projeto solo com um prazo a perder de vista. A decisão certa é definir um cronograma e segui-lo à risca. Você está acostumado a trabalhar das 9 às 18? Ou é mais criativo de manhã e acha que vale a pena começar logo às 7?

Descubra o horário em que você é mais produtivo, mas seja fiel a ele! É importante manter o pensamento de que você está trabalhando em um escritório, e o respeito aos horários vai te ajudar nessa tarefa. Por isso, não adicione tarefas domésticas nos intervalos – não é possível finalizar nada se você está fazendo um bolo de cenoura nos intervalos. Uma estrutura bem definida será bastante benéfica. Por exemplo, sabendo quais são suas horas de maior produtividade, será mais difícil desperdiçá-las limpando o fogão. Além disso, quando desligar seu computador, terá a certeza de que o dia acabou – e aí sim poderá realizar todas as tarefas da casa.

02. Troque de roupa

Mesmo que você não vá encontrar ninguém, ou sequer sair de casa, vista-se para trabalhar. Mas vista-se de verdade, não adianta uma camisa social e uma gravata com aquele short velho, como você costuma se preparar para uma ligação pelo Skype.

Quer saber por quê? Ao nos vestirmos, passamos ao nosso cérebro a ideia de que estamos indo a algum lugar, e conseguimos reunir a energia necessária para um dia de muito trabalho. Não é preciso abotoar a camisa até o pescoço, mas troque o pijama por uma bermuda mais apresentável, ou até mesmo uma calça jeans, e você já se sentirá mais disposto. Muita gente tem um roteiro matinal fixo, e você também precisa ter um! Tomar banho, pentear o cabelo, passar um pouco de maquiagem (ou não!), o que quer que seja necessário para se sentir preparado e ir trabalhar. Mesmo que seu escritório seja no quarto ao lado.

03. Defina prazos

Quem deixou para a última hora a monografia da faculdade sabe como é difícil trabalhar em um projeto que só precisa ser entregue em seis meses. Uma forma de sentir-se motivado é criar seus próprios prazos. Defina metas ao longo do caminho, para sempre ter a sensação de que chegou ao final do dia conseguindo realizar algo. E você ainda pode criar incentivos. Por exemplo: tomar um sorvete, ou finalmente ir comprar um novo par de tênis de corrida, assim que conseguir cumprir um prazo. Desta forma, você sempre distribui a quantidade de trabalho de forma mais consistente (e saudável!), em vez de correr para fazer tudo na última noite.

04. Tenha uma plano diário

Assim como os prazos, planejar cada dia ajuda a manter o foco. Prepare seu plano de batalha no início do dia, listando todas as tarefas a serem cumpridas até o final da jornada. Outra abordagem é preparar essa lista na noite anterior, para já acordar empolgado. Ou simplesmente defina uma meta para o dia: começar a criar seu site de freelancer, terminar aquela proposta para o cliente, escrever três artigos para seu blog, ensaiar uma apresentação – não importa qual é a sua meta, comprometa-se a cumpri-la.

05. Desconecte-se

As redes sociais podem frear sua produtividade mais rápido do que você imagina. Não há nada mais tentador do que rolar o feed de notícias. Quando você se dá conta, já passou uma hora e você ainda está fuxicando as fotos que o primo do namorado da irmã do seu amigo publicou no Instagram em 2012. Por isso, é importante fazer um esforço para não acessar suas redes sociais durante o horário de trabalho. Ficar de olho nas atualizações é um vício, então pode ser necessário dificultar o acesso desconectando os sites e os aplicativos. Conferir se chegaram novos emails é outra compulsão a ser controlada.

Um estudo concluiu que as pessoas olham suas caixas de entrada em média 74 vezes por dia – quem consegue manter o foco assim? Defina horários específicos pela manhã, durante a tarde e ao final do dia para ler e responder emails, de forma a concentrar-se do seu trabalho ao longo do dia.

06. Faça intervalos

Não tem nada de errado com uma paradinha. Na verdade, vai até ajudar a sua concentração. Você deve encarar os intervalos com disciplina. Após uma hora de bastante produtividade, você pode se presentear com 5-7 minutos para preparar um café ou fazer um pouco de yoga. Após terminar um projeto ou limpar sua caixa de entrada de emails, quem sabe você não pode sair para dar uma caminhada, mas com um horário certo para voltar. Para mim, 15 minutinhos meditando ou esticando as pernas é o suficiente para relaxar sem cair no buraco negro das redes sociais e da televisão. E acima de tudo: nunca pule o almoço!

07. Tenha um espaço de trabalho bem definido

Crie um espaço específico na sua casa para você trabalhar. Não precisa ser um quarto inteiro, nem mesmo uma mesa, apenas uma área que você use todos os dias. Esse espaço ajuda sua mente a diferenciar o momento de trabalhar do momento de relaxar. Vai ficar mais fácil de resistir à tentação de resolver os problemas da casa, e você vai ser mais produtivo com suas tarefas. Por experiência própria, sabemos que é melhor ter tudo limpo e organizado antes de começar a trabalhar. Mas preste atenção nesse detalhe: o tempo que levar para limpar e organizar a mesa da cozinha, e transformá-la no seu escritório, não conta no seu horário de trabalho – é preciso acordar dez minutinhos mais cedo!

08. Estabeleça limites para os outros

Como você trabalha de casa, sempre vai ter gente achando que você está de folga. Estabeleça limites, para que sua família e seus amigos conheçam seus horários de trabalho, e saibam que você não está disponível para um telefonema no meio da tarde, por mais urgente que possa parecer o drama do divórcio do seu primo. Essas regras não apenas servirão de recado para os outros, mas também ajudarão você mesmo a respeitar sua rotina, reforçando a imagem de que estar em casa não significa estar disponível.

09. Tenha uma vida social

Trabalhar em casa pode ser bastante solitário, e você logo perceberá como é fácil desligar-se do mundo exterior, então não se esqueça de programar algumas atividades sociais. Não ignore a importância de tomar um chopp com os amigos e jamais se esqueça de ir na sua aula de yoga semanal. Passar um tempo fora de casa, e interagir outras pessoas, é a melhor forma de desligar-se do trabalho. Assim, quando você tiver que se concentrar no trabalho de novo, será mais fácil!

10. Vá trabalhar em outro lugar

Sabe aquele dia em que você não consegue se concentrar de jeito nenhum? Então mude de cenário. Saia de casa e encontre um café, uma biblioteca ou qualquer lugar com wifi. Essa mudança de ambiente vai trazer a energia que você estava buscando. Há vezes em que a única forma de se concentrar é sair de perto da televisão e daquele monte de louça por lavar. O barulho da máquina de café e das pessoas conversando pode ser inspirador!

Mesmo assim, no final das contas, você se conhece e sabe como e quando rende mais. Implemente nossos dicas com um pouco de disciplina para criar seus horários e seu ambiente de trabalho de forma a produzir mais e alcançar todos os seus objetivos! Não tem sensação melhor do que olhar para trás e refletir sobre todo o trabalho realizado


 

Related posts

Viver

Gratidão: A chave para a felicidade e sucesso

Esta semana, assisti ao vídeo de um profissional da área audiovisual que acompanho o trabalho a um tempo. Entre alguns assuntos que f...

Estilo de Vida / Viver

Quanto te pagam para desistir dos seus sonhos?

Você já ouviu falar do filme Amor sem Escalas? Para mim um filme que pelo titulo não me chamava atenção, até assistir a uma cen...

Sem Categoria / Viajar / Viver

O que não te contaram sobre largar tudo e viajar o mundo

Largar tudo e viajar pelo mundo. Confesso que muitas vezes me deixei levar pela beleza dessa frase. São muitas fotos maravilhosas, mu...

Estilo de Vida / Viver

Comece hoje a desistir das suas desculpas

Se você quer viver a vida dos seus sonhos, você precisa começar a fazer novas escolhas. A primeira dessas escolhas é se responsabi...

Nenhum comentário

Enviar comentário