Indicação / Viajar

Você precisa fazer o Tour Astronômico no Deserto do Atacama

Nem só com atividades terrenas se faz turismo no destino mais cobiçado em terras chilenas.

Localizado no norte do Chile, o Deserto do Atacama tem condições climáticas que garantem poucas chuvas e mais de 300 noites de céu aberto por ano.

O deserto mais seco do mundo é considerado um dos melhores lugares do planeta para observação do céu, devido a suas condições favoráveis, como os mais de 2.400 metros de altitude, baixa umidade local e pouca luminosidade artificial… E nem precisa ir muito longe para ver estrelas no deserto.

Tour Astronomico

Em Ayllu de Sólor, a apenas seis quilômetros de San Pedro de Atacama, é possível passar 2h30 ouvindo histórias (e piadas) que o francês Alain Maury conduz durante seu tour astronômico, e ficaríamos muito mais, não fossem as baixas temperaturas das noites no deserto, que chegam, facilmente, a zero grau. Ele comenta:

As pessoas não vêm até aqui para fazer um curso de astronomia e os tours bem-humorados são uma questão de sobrevivência. Não queremos ser como um ator que apenas lê o texto da peça”

A visita a esse observatório aberto ao público é dividido em três partes: introdução ao tema, quando aprende-se a observar o céu a olho nu; e manuseio dos telescópios, quando os grupos vão à loucura com a possibilidade de fazer fotos com suas próprias câmeras.

A terceira etapa, depois de mais de duas horas sob as estrelas do deserto, um chocolate quente é servido no interior da residência dos responsáveis pelo tour.

Tour Astronomico

Tour Astronomico

Como é o tour astronômico?
As saídas são diárias e só são canceladas em noites de lua cheia ou de céu nublado.

Embora Alain Maury insista em afirmar que não se trata de um curso de astronomia, a gente não pode negar que saímos de lá com uma aula completa (pelo menos para leigos como nós), em que se aprende a reconhecer o que estamos observando, a entender um mapa do céu e até a encontrar as principais estrelas.

Tudo isso com um laser esverdeado, apontado pelos guias, que vai pintando aquele céu negro, manchado de estrelas.

Considerado o maior parque de telescópios da América do Sul, com aparelhos de até 70 centímetros de diâmetro, o Space conta com visitas guiadas em inglês, espanhol ou em francês.

Às saídas são às 21h (verão) e às 19h, nos meses de inverno.

 

Tour Astronomico

Segundo explica a própria empresa, a região tem dois invernos: o inverno regular austral, que vai de julho a agosto; e o altiplânico, em janeiro e fevereiro, considerados os meses com mais probabilidade de noites nubladas.

Só para se ter uma ideia, apenas cinco noites não tiveram céu aberto, entre os dias 28 de agosto de 2004 e 5 de janeiro de 2006.

E a gente nem precisa lembrar que visitantes bem abrigados, certamente, aproveitam melhor a experiência.

Tour Astronomico

ALMA: o maior projeto astronómico

Essa associação entre o ESO (European Southern Observatory), a estadunidense NSF e institutos do Japão, Canadá, Taiwan e Coreia, deu origem a esse projeto audacioso, formado por 66 antenas de alta precisão, a 50 km de San Pedro.

Infelizmente, não é possível conhecer a área das antenas, a cinco mil metros sobre o nível do mar, ou fazer visitas noturnas.

Mas aos sábados e domingos pela manhã, um ônibus sai da cidade com passageiros que queiram conhecer o centro de apoio às operações do ALMA. D

urante o tour, o visitante passa pela sala de controle, laboratórios e por um transportador de antenas.

A entrada é gratuita e exige inscrição prévia no site do projeto.

Tour Astronomico


 

Related posts

Indicação / Sorrir

Case em Gramado no estilo Las Vegas

Quem nunca sonhou em fazer um casamento em Las Vegas como nos filmes de Hollywood? Agora você não vai mais precisar ir tão longe. ...

Estilo de Vida / Viajar

Os países com o melhor estilo de vida para morar

Mudar de ares, conhecer culturas diferentes, se adaptar a um novo ritmo de vida. Para quem quer morar e trabalhar no exterior, essas mu...

Inspiração / Viajar

Casal brasileiro viaja o mundo produzindo vídeos por um outro olhar

Viajar com um propósito. Esse era o principal objetivo do publicitário Lucas Moraes e da administradora de empresas Gabriela Nasci...

Viajar

Megatrilha irá conectar o Rio de Janeiro ao Rio Grande do Sul

Se as passagens entre o Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro estão caras, que tal fazer esse percurso a pé? Essa é a proposta de ...

Nenhum comentário

Enviar comentário